17:30h – Café de Boas Vindas

18h – Abertura

 

Luciana Portugal – Diretora de Projetos e Captação de Recursos da ABRAPHEM. Advogada, Coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos da OAB/SP, Comissão Permanente de Direitos e Prerrogativas OAB/SP.

PAINEL I

Apresentação: O papel do governo na Avaliação de Tecnologias em Saúde

Palestrante: Senadora Mara Gabrilli

Como os parlamentares podem colaborar no processo da Avaliação de Tecnologias em Saúde, considerando as questões sociais, econômicas, organizacionais e éticas de uma incorporação de tecnologia no sistema de saúde.

 

Debate Painel I:

 

Dra. Joyce Aragão – Médica, Coordenadora-Geral da Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados- CGSH/Ministério da Saúde.

 

Dra. Suely Resende – Médica hematologista, Doutora em Hematologia Molecular pela University of London e Pós-doutora em Epidemiologia Clínica pela University of Leiden, Holanda. É professora titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como colaboradora do Programa de Coagulopatias hereditárias do Ministério da Saúde de 2004 a 2021.

 

 

Sra. Andrea Werner – Deputada Estadual pelo Estado de São Paulo, Coordenadora da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – ALESP. Jornalista, escritora e fundadora do Instituto Lagarta Vira Pupa, ONG formada por mães de crianças com deficiências e mulheres com deficiências, entre elas o autismo.

 

PAINEL II

Apresentação: Custo efetividade e qualidade de vida

Palestrante: DraÂngela Bagattini

Como os aspectos envolvidos na Avaliação de Tecnologias em Saúde podem se articular de modo a avaliar com equidade e integralidade a eficiência, o custo-efetividade, o custo-utilidade, os custos de oportunidade e o impacto orçamentário considerando as implicações sociais, éticas, a conveniência do tratamento aos pacientes e os impactos psicológicos nestes em relação à utilização da tecnologia analisada.

 

Debate Painel II: 

 

Dra. Ângela Bagattini Graduada em Enfermagem, Mestre em Epidemiologia, Doutora em Saúde Pública, atua nas linhas de pesquisa de avaliação de tecnologias em saúde, saúde baseada em evidências, análises econômicas em saúde e custo-utilidade. Atualmente é pesquisadora e professora em estágio Pós-doutoral pela Universidade Federal de Goiás.

 

Tiago Farina MatosAdvogado sanitarista, conselheiro de advocacy, ativista e host do podcast “Idealismo Prático”.

José Carlos Nunes – Bacharel em TI, com MBA em Empresas de Tecnologia e Gestão de Projetos de TI, é CEO e cofundador da Sua Mei. É membro da Diretoria da Associação Paranaense dos Hemofílicos e paciente com hemofilia B grave.

PAINEL III

O papel dos pacientes na Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS)

 Como cada paciente pode colaborar no processo de ATS e qual é a importância das associações de assistência na qualificação da participação social em consultas públicas na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde – CONITEC.

 

Debate Painel III: 

 

Cristina Guimarães – Professora de Políticas de Saúde e Demografia. Consultoraem Políticas Públicas e Advocacy, Coordenadora do MBA em Economia e Avaliação de Tecnologias em Saúde da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas-FIPE.

 

Gustavo San Martin – Fundador das Associações Amigos Múltiplos da Esclerose – AME, Crônicos do Dia a Dia – CDD e BIORED Brasil. Preside o Conselho Consultivo da Llorente y Cuenca Brasil e do grupo latino-americano “Patient Representative Roundtable” da The Professional Society for Health Economics and Outcomes Research-ISPOR. É administrador de empresas e paciente com esclerose múltipla.

 

Milton Alves Ferreira – Técnico legislativo, servidor público da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Delegado regional da ABRAPHEM para o estado de Minas Gerais e paciente com hemofilia A grave.

 

Encerramento

 

Mariana Battazza – Fundadora e Presidente da ABRAPHEM. Psicóloga, especialista em Educação em Saúde (Health Literacy) e Direitos dos Pacientes, mãe de um jovem com hemofilia grave.

Ativo 1a101VDC

CRIANÇAS SÃO BEM-VINDAS. PARTICIPE!

DIAS
HORAS
MINUTOS
SEGUNDOS

LOCAL:

HOTEL MELIÁ NAÇÕES UNIDAS
RUA FERNANDES MOREIRA, 1264 - SÃO PAULO